O Município

por-do-sol

No ano de 1838 aportaram os primeiros imigrantes na região. Entre eles, Antônio Teodoro de Carvalho, que se intitulava Capitão do exército reformado e que se apossou de uma extensa gleba de terras, antes ocupadas pelos índios, Caiapós e Coroados.

Em 1950, um pequeno povoado de casas residenciais pertencentes aos fazendeiros da região recebeu a denominação de Amarra-Cabelo, pois existia ali um córrego, onde os viajantes paravam para dar um retoque na indumentária.

O município foi criado pela Lei nº 1.942, de 11/11/1963. No dia 11/11, comemora-se sua emancipação política.

Pedro Gomes, cidade rica e hospitaleira, com um grande potencial turístico, entre eles os piscosos Rio Piquiri - que nasce em nosso município de desagua no Pantanal e então conhecido Rio Taquari.

Temos também  como opção de ecoturismo, a Cachoeira da Água Branca, com um queda d'água de 86 metros de altura, linda e exuberante, a Cachoeira do Tauá, vários córregos, grutas com pinturas rupestres, morros, e principalmente o Turismo Rural.

Com 50 anos de emancipação política, a cidade se destaca também com as grandes festas, como o padroeiro do Município, a Festa de São Sebastião realizada em janeiro, Carnaval, Festa do Peão Folgado, Encontro de Comitivas, entre tantas outras.

 

Marcador Datas Comemorativas

  • 20 de janeiro: São Sebastião (Padroeiro do Município)
  • 11 de novembro: Aniversário da Cidade

 

Marcador Mais dados

download-botao     Dados Básicos do Municipio
download-botao     Economia
download-botao     População
download-botao     Mapa da cidade (atualizado)
download-botao     Mapa da Malha Viaria

 

voltar Voltar

 

No ano de 1838 aportaram os primeiros imigrantes na região. Entre eles, Antônio Teodoro de Carvalho, que se intitulava Capitão do exército reformado e que se apossou de uma extensa gleba de terras, antes ocupadas pelos índios, Caiapós e Coroados.

 

Em 1950, um pequeno povoado de casas residenciais pertencentes aos fazendeiros da região recebeu  a denominação de Amarra-Cabelo, pois existia ali um córrego, onde os viajantes paravam para dar um retoque na indumentária.

 

O município foi criado pela Lei nº 1.942, de 11/11/1963. No dia 11/11, comemora-se sua emancipação política.

footer rodape