Notícias da APAE de Pedro Gomes

SECRETARIA DE SAÚDE DESENVOLVE PROJETO NO LAR DOS VELHINHOS

05/04/2013

tex_652

A Secretaria Municipal de Saúde tem em sua pasta um dos atendimentos que mais requerem atenção, o idoso; em especial os moradores do Lar dos Velhinhos. O atendimento Multiprofissional tem agenda fixa e assiste a todos no Lar São João Batista em Pedro Gomes. Dentre as quais estão a Assistente Social Marli Martinazzo, a Psicóloga Caroline Matos e a Fisioterapeuta Katybelle Francyelle.

No projeto da Secretaria estão todos os tipos de atendimento relacionados à saúde física e mental. Esta ação, aliada a de outras Secretarias vem mudando o quadro dos idosos do Lar. "A atividade física é direcionada e específica para cada um deles e é muito importante para a manutenção da qualidade de vida dos idosos", explica a Fisioterapeuta Katybelle.

"Muitos idosos sozinhos, sem familiares próximos, sentem o peso da solidão e até gostam da vida no asilo, onde têm companhia e são bem tratados. Participam de atividades e encontram um motivo para terem uma velhice tranquila e relativamente feliz", explica a Assistente Social Marli.

Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje são mais de 14,5 milhões de brasileiros com mais de 60 anos. Daqui a 25 anos, esse número deve dobrar. Serão cerca de 30 milhões de idosos vivendo no Brasil, quase a população atual do Estado de São Paulo. O envelhecimento da população brasileira em ritmo acelerado torna a questão dos idosos asilados ainda mais contraditória.

"Pensem... se a sociedade não cuidar bem de seus idosos, que noção de respeito passaremos a quem vai cuidar de nosso próprio futuro? Chegaremos à velhice cercados de amor ou de maus tratos?", chama à reflexão a Psicóloga Caroline.

tex_652tex_652tex_652tex_652