A cidade

No ano de 1838 aportaram os primeiros imigrantes na região. Entre eles, Antônio Teodoro de Carvalho, que se intitulava Capitão do exército reformado e que se apossou de uma extensa gleba de terras, antes ocupadas pelos índios, Caiapós e Coroados.

Em 1950, um pequeno povoado de casas residenciais pertencentes aos fazendeiros da região recebeu a denominação de Amarra-Cabelo, pois existia ali um córrego, onde os viajantes paravam para dar um retoque na indumentária.

O município foi criado pela Lei nº 1.942, de 11/11/1963. No dia 11/11, comemora-se sua emancipação política.

Pedro Gomes, cidade rica e hospitaleira, com um grande potencial turístico, entre eles os piscosos Rio Piquiri – que nasce em nosso município de desagua no Pantanal e então conhecido Rio Taquari.

Temos também  como opção de ecoturismo, a Cachoeira da Água Branca, com um queda d’água de 86 metros de altura, linda e exuberante, a Cachoeira do Tauá, vários córregos, grutas com pinturas rupestres, morros, e principalmente o Turismo Rural.

Com 50 anos de emancipação política, a cidade se destaca também com as grandes festas, como o padroeiro do Município, a Festa de São Sebastião realizada em janeiro, Carnaval, Festa do Peão Folgado, Encontro de Comitivas, entre tantas outras.

 

 

 Mais dados

    Dados Básicos do Municipio
    Economia
    População
    Mapa da cidade (atualizado)
    Mapa da Malha Viaria