Secretaria de Saúde de Pedro Gomes promove Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Gomes, promoveu na última sexta-feira (28), no Espaço Cultural, – Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Segundo  a Secretaria de Saúde Sandra Tereza Bedin Garcia ,  o principal objetivo da campanha é diagnosticar a doença em tempo hábil e o encaminhamento para o tratamento. “Os testes rápidos são feitos com uma gota de sangue e o resultado sai em 30 minutos, caso dê positivo, o indivíduo é encaminhado para o tratamento em um dos nossos serviços de referência”, explicou.

“É importante destacar que para uma proteção completa contra a doença é necessário fazer uso da prevenção combinada, que consiste no uso de preservativo, realização de testes rápidos e imunização. A hepatite é uma doença silenciosa, pode demorar anos a se manifestar, então é preciso que a população fique atenta para a importância da prevenção”, afirmou Sandra Tereza .

A Doença

As hepatites são um grave problema de saúde pública no Brasil. Elas causam a inflamação do fígado por meio de vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

O teste rápido pode salvar sua vida, procure uma unidade básica de saúde mais próximo de você!